Depois do dia de descanso, o pelotão está de volta à estrada. A partida da 5ª Etapa está marcada na terra das 4 Maravilhas.
Depois do triunfo de João Matias, ao bisar na 4ª Etapa, em Viseu, a Volta regressa aos asfalto. Esta quarta-feira, começa-se na Mealhada.
Facilmente reconhecida pela sua extensa paisagem verdejante de vinhedos e arvoredo, esta localidade é ainda bem conhecida pela sua água de excelente qualidade mineral e até medicinal como é o caso das Termas do Luso. Quem passa na Mealhada não pode voltar sem provar as 4 Maravilhas: a água, o pão de quatro bicos em forno de lenha, o vinho de produção local e o leitão bem típico da Bairrada.
Com partida marcada para as 12h45, no Parque da Cidade, as estrelas voltam às bicicletas, desta vez para pedalar 165,7 quilómetros rumo ao Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo. Pelo meio, três metas Volantes - Catanhede (29,6km), Condeixa-a-Nova (90,8km) e Lousã (142,2km) - e dois prémios de montanha - um de quarta categoria, na primeira passagem por Miranda do Corvo (113,9km) e outra na linha de meta, na subida ao Observatório (aos 165,7km).