O pelotão parte esta sexta-feira da famosa terra dos "Jesuítas". A concentração faz-se na Praça 25 de Abril.
São 150 quilómetros (mais 100 metros) a distância que o pelotão vai percorrer nesta 7ª Etapa. A partir de Santo Tirso, e até terminar em Braga, a etapa desta sexta-feira parte daquela que é uma terra de festas e romarias e com uma forte vertente religiosa.
Banhado pelos rios Leça e Ave, Santo Tirso é ainda conhecida pelo famoso Alto de São Jorge que atrai dezenas de visitantes ou não fosse este o ponto mais alto com 527 metros de altitude. Classificado como monumento nacional desde 1910, o Castro do Monte Padrão é também uma das principais referências culturais do concelho.
A saída está marcada para as 13h30, na Praça 25 de Abril. Perspetiva-se uma sexta-feira de competição relativamente plana até ao momento em que surgir a subida ao Sameiro (141,6 quilómetros). Trata-se de uma contagem de segunda categoria já perto da meta. Haverá também uma Montanha em Vila Franca (70,9), freguesia de Viana do Castelo, e três Metas Volantes: Póvoa do Varzim (28), Esposende (46,6) e Ponte de Lima (98,5).