A partida na pequena vila da Beira Baixa antecede aquela que vai ser a Etapa a culminar na Torre.
São 159 quilómetros certos que separam os corredores da linha da meta da 3ª Etapa de hoje. Partida às 12h50, na Alameda da Carvalha, na Sertã, e com quatro desafiantes contagens de montanha ao longo do percurso: 2.ª categoria na Serra de Alvelos (40 Km), seguida de uma 4.ª categoria aos 60,8, 3.ª cat. na aldeia do Orvalho (72,7), e a contagem principal a coincidir com o final na Torre.
A Sertã, cuja ocupação remonta à época pré-romana, é também dominada pela Serra do Cabeço Rainho que chega aos 1080 metros de altitude. Apesar de toda a sua extensa área florestal, dispõe de uma paisagem encantadora para quem a visita, muito ajudada pela Ribeira da Sertã e pela Ribeira de Amioso que a banham. A oeste, está também o Zêzere a partilhar terreno com as albufeiras das barragens do Cabril, da Bouçã e do Castelo de Bode.
Esta é, aliás, assumidamente a Etapa da Torre, ou não fosse ela terminar às portas da Serra da Estrela (Covilhã). Chegada prevista para as 17h30 e mais uma vez com Rafael Reis a sair de Amarelo, ele que continua a liderar a Geral. Reis tem nove segundos sobre o companheiro de equipa, Mauricio Moreira, e Oliver Rees (Trinity Racing).