A "capital do folclore português" vai dar a Partida para a 8ª Etapa. A prova deste sábado parte da Alameda 5 de Outubro.
No último fim de semana de Volta, é Viana do Castelo quem faz as honras da partida. Com saída às 12h25, é da Avenida Marginal que o pelotão vai partir até Fafe.
Rica em monumentos históricos como o Castelo Santiago da Barra ou a Ponte Eiffel, Viana do Castelo é cenário único em arquitetura contemporânea aliada desde cedo à sua matriz medieval muito presente nas ruas quinhentistas e nas suas muralhas. No coração da cidade estão bem presentes os estilos renascentista, manuelino, barroco e Art Déco. O Monte de Santa Luzia é o local ideal ao oferecer essa experiência imersiva com o horizonte a perder de vista.
Lugar de romarias e de festas populares, como as famosas festas em honra da Nossa Senhora da Agonia, Viana do Castelo oferece o melhor da produção local. Seja com o artesanato tradicional, com as louças e bordados típicos, seja com as praias atlânticas de areia fina e que convidam aos desportos náuticos.
Pela frente estão 182,4 quilómetros, de muito sobe e desce, de onde se contam quatro subidas categorizadas: Extremo (80 quilómetros, terceira), Portela do Vale (113,1, terceira), Geraz do Minho (147,3, quarta) e Golães (177,8, quarta). Haverá Metas Volantes em Valença (45,2), Ponte da Barca (102,3) e Póvoa do Lanhoso (151,1).