Bebedouros, água da torneira e mais contentores de recolha seletiva para uma eco-chegada a Loures.
Junto à zona da meta, no parque de manutenção de Santo António dos Cavaleiros, há bebedouros e seis “Guardiões do Ambiente” com água da torneira na mochila para distribuir em copos reutilizáveis. Esta é uma das iniciativas da Eco-Chegada a Loures, integrada no projeto municipal “Pequenos Gestos, Grandes Mudanças” que apela à gestão consciente dos recursos hídricos e resíduos.
Em dez locais estratégicos do percurso - metas volantes e prémios de montanha -, foram instalados contentores de recolha seletiva para que, após a passagem da Volta, seja feita a limpeza do espaço, contando ainda com uma viatura de apoio, a Eco-Vassoura. A zona da meta também estará reforçada com 25 contentores/papeleiras devidamente assinalados com bandeiras “Ecoponto” e “Pequenos Gestos, Grandes Mudanças”.
A Eco-Chegada leva ainda ao programa Há Volta uma campanha de separação de Óleos Alimentares Usados (OUA). Tendo em conta que um litro de OAU contamina 1 milhão de litros de água, o município de Loures instalou 60 oleões com sensorização, um sistema inovador que ajusta a recolha em função do enchimento dos mesmos. Em 2019 já foram recolhidas dez toneladas, evitando a contaminação de água potável equivalente ao volume de quatro mil piscinas olímpicas.