Cidade da Guarda recebe o final da 5ª etapa
Antes do dia de folga, os derradeiros 158km da primeira metade da prova vão terminar na cidade mais alta de Portugal Continental. As dificuldades da ascensão à Guarda devem deixar o pelotão ainda com mais expectativas sobre o dia de repouso.
Antigo Sanatório Sousa Martins
Este foi o primeiro complexo hospitalar criado de raiz para assistir doentes com tuberculose. Foi inaugurado em 1907 pela Rainha D. Amélia, influenciada pelo Dr. Sousa Martins que reconheceu a superioridade climática da Guarda após uma expedição à Serra da Estrela em 1881. Esta unidade de saúde, moderna para a época, tinha capacidade para receber à volta de mil pacientes. O edifício era composto por três pavilhões de internamento, farmácia, laboratório, edifício da administração, sala de raio-x, capela e três moradias para albergar os doentes que viessem acompanhados pelas famílias. No ano de 1974 o sanatório foi extinto e ali foi instalado o Hospital da Guarda. Atualmente está classificado como conjunto de Imóveis de Interesse Público.
O que comer?
Tal como a própria cidade, também a gastronomia da Guarda se pode caracterizar como Forte e Farta, ou não tivesse origens na tradição beirã.
Comece com caldo de grão ou com sopa de castanha enquanto escolhe o prato que se segue: bacalhau à Conde da Guarda, bacalhau assado à lagareiro, bucho com grelos ou cabrito assado em forno de lenha são boas sugestões. Termine com arroz doce ou com leite-creme e, claro, não saia da Guarda sem o afamado queijo da Serra.